Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa conhecimentos interdisciplinares em Educação, Subjetividade e Epistemologias, com ênfase em educação popular, religiosidade popular, movimentos sociais e socioambientais, saberes ancestrais e tradicionais. Pesquisa temas contemporâneos em Filosofia da Educação. Trabalhou 20 anos com o movimento de direitos humanos e educação popular. É cooperadora da Hilfswerk der Katholischen Jungschar (Austria), uma organização e agência financiadora que trabalha com crianças e jovens católicos e apoia projetos sociais no Brasil, entre outros países. É pesquisadora no Instituto dos Fatores de Auto-Organização, onde estuda a aplicação do BioFAO na agricultura, pesquisando o conceito de Biocampo em Saúde e Meio Ambiente.

Outros Docentes