Elza Maria Neffa Vieira de Castro

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento e Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA/UFRRJ, Mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas IESAE/FGV e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. Andre Arcoverde CESVA/FAA. Leciona e pesquisa nas áreas de Filosofia, Educação, Metodologia e Meio Ambiente. Atua como professora associada na Graduação em Educação e na linha Construção Social do Meio Ambiente do Programa de Pós Graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA). Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Epistemologia e racionalidade ambiental: uma construção social e participa, como pesquisadora, dos grupos: Estudos Subalternos: Ruralidades, Cultura e Política (Roberto Moreira/UFRRJ), Núcleo de Estudos em Manguezais: Estrutura, Função, Dinâmica e Conservação (Mario Soares/UERJ) e Conexão de saberes: alternativas de etnodesenvolvimento socioambiental local estratégico (Luiz Leandro /UFRRJ). Desde 2011, pesquisa Realidades Complexas e Saber Ambiental: alternativas metodológicas em ambiente e sociedade em construção envolvendo doutorandos, orientandos de monografia, bolsistas de IC/UERJ/CNPq e bolsista PROATEC/UERJ. Coordena o Núcleo de Referência em Educação Ambiental da UERJ que, em cooperação técnico-científica, desenvolveu o Projeto Pegada Ambiental (2011/2014), financiado pela SEEDUC/RJ, e o Programa de Educação Ambiental do Plano Básico Ambiental PBA da Estrada Parque Paraty Cunha/RJ 165 (2013/2015), financiado pela SEOBRAS/RJ. No âmbito do Edital MCT/CNPq/FNDCT n. 71/2010 para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar, coordena o Projeto de Educação em Ciência/Educação Ambiental em Ciências do Mar, desde 2011. Aprofunda conhecimentos sobre Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Educação e História Ambiental, Tecnologia Social e Desenvolvimento Local. No período de 1985 a 2011 dedicou-se ao estudo das representações sócio-político-ambientais da bacia hidrográfica do rio Preto, na região do Médio Paraíba fluminense, com as pesquisas De trabalhadores produzidos a sujeitos de uma práxis educativa: estudo e proposta de ação na região do vale do Rio Preto (Dissertação de Mestrado 1990); As Práticas Sociais dos Profissionais da Educação e dos Trabalhadores Rurais: um estudo na região do Médio Paraíba (1991/96); Educação e Consciência Ambiental Região do Médio Paraíba (1996/2000); Educação, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Região do Médio Paraíba (2000/2001),Impactos da globalização neoliberal na Região do Médio Paraíba: meio ambiente e processos educativos (2001/2006); Saberes e práticas socioambientais sustentáveis: ação integrada na bacia hidrográfica do rio Preto/região do Médio Paraíba do Sul (2006/2008) e Observatório Vale do Rio Preto (2006/2011). No período de 2000/2003 exerceu a coordenação geral do Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara PEA/PDBG no convênio firmado entre as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável SEMADS e de Educação SEE e com a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente FEEMA.

Outros Docentes