Linha de Pesquisa – Conservação do Meio Ambiente
Desenvolve estudos associados aos aspectos do meio físico e biótico dos sistemas continentais e marinho, sua conservação, monitoramento, planejamento de uso, considerando sua repartição socialmente justa e ambientalmente sustentável. O universo temático aborda questões relacionadas aos serviços ecossistêmicos, monitoramento ambiental, dinâmica do uso da terra, geotecnologias aplicadas ao planejamento e monitoramento ambiental (SiG, Sensoriamento Remoto), pagamentos de serviços ambientais, planejamento ambiental e agrícola.
Conheça os projetos integradores dessa linha de pesquisa
🟩 Monitoramento e Mitigação da Contaminação no Ambiente Marinho e Costeiro
Monica Regina da Costa Marques Calderari
Marcos Antonio dos Santos Fernandez
Israel Felzenszwalb
A contaminação ambiental por micropoluentes, metais pesados e microplásticos tem se tornado uma ameaça crescente para os ecossistemas marinhos e costeiros. Diante desse cenário, o presente projeto busca desenvolver estratégias interdisciplinares para avaliar, monitorar e mitigar os impactos desses contaminantes ao longo da cadeia alimentar, considerando tanto as consequências ambientais quanto os efeitos sobre a saúde humana. Os estudos realizados no bojo deste projeto estão alinhados à perspectiva de compreender e mitigar os impactos das atividades humanas nos ecossistemas, promovendo ações inovadoras para a sustentabilidade ambiental a curto, médio e longo prazos. Assim, abarcamos investimentos que permitam o monitoramento e análise de contaminantes, por meio da coleta sistemática de amostras de água, sedimentos e organismos marinhos em áreas costeiras, por meio de metodologias inovadoras de análise química e ecotoxicológica. Além disso, agregamos pesquisas sobre os efeitos biológicos e genotóxicos desses contaminantes nos organismos e na saúde humana, de modo a compreender os riscos associados à exposição prolongada a micropoluentes e microplásticos, fornecendo subsídios para a formulação de estratégias de mitigação e regulamentação ambiental. Por fim, buscamos ainda desenvolver estratégias de mitigação e remediação ambiental. Serão testadas tecnologias inovadoras para o tratamento de efluentes e a remediação de solos contaminados, com foco na redução da poluição e na recuperação de ambientes degradados. A implementação dessas soluções pretende contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e costeiros, minimizando os danos causados pelos resíduos plásticos e metais pesados e promovendo práticas mais responsáveis no gerenciamento de resíduos.
🟩 Estratégias para Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Fragmentados
Helena de Godoy Bergallo
Lena Geise
Aliny Patricia Flauzino Pires
Carlos Frederico Duarte da Rocha
A fragmentação da Mata Atlântica representa um dos maiores desafios para a conservação da biodiversidade, afetando a dinâmica populacional de espécies-chave e comprometendo os serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental. Diante desse cenário, este projeto investiga padrões de distribuição, conservação e monitoramento da fauna, com foco especial em mamíferos e outros vertebrados, a fim de compreender os impactos da degradação ambiental e propor estratégias efetivas de manejo e preservação, segundo abordagem integrativa no bioma da Mata Atlântica. A perspectiva holística que integrar conhecimentos sobre ecologia de vertebrados tropicais, biogeografia, genética e funcionamento dos ecossistemas é valorizada como fundamental, neste contexto, para entender como a biodiversidade responde às pressões antrópicas e às mudanças ambientais globais. Assim, nesta proposta abarca estudos que abrangem tanto aspectos da taxonomia e evolução dos mamíferos, quanto a identificação dos principais fatores que afetam sua distribuição em paisagens fragmentadas. Além disso, buscamos avaliar a relação entre a biodiversidade e a estabilidade dos ecossistemas aquáticos e terrestres, destacando o papel das espécies na provisão de serviços ecossistêmicos. O enfoque interdisciplinar das propostas aqui compreendidas permitem articular, de forma inovadora, diferentes conhecimentos constitutivos das áreas das ciências ambientais para gerar informações que subsidiam a formulação de políticas públicas e estratégias de conservação.
🟩 Geotecnologias Aplicadas à Conservação e Monitoramento Integrado de Impactos Ambientais
Margareth Gonçalves Simões
Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos
Este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologias inovadoras para o monitoramento ambiental e a gestão de riscos socioambientais em ecossistemas sensíveis, valendo-se de ferramentas da geoinformática, sensoriamento remoto, gestão ambiental e saúde do trabalhador, articulando abordagens inéditas para aprimorar estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, buscamos o desenvolvimento de indicadores ambientais e sociais, possibilitando um monitoramento contínuo dos efeitos das atividades humanas sobre ecossistemas terrestres e aquáticos e em especial, áreas prioritárias para conservação. Assim, buscamos propostas que permitam subsidiar a formulação de políticas ambientais mais eficazes, promovendo a adoção de práticas sustentáveis adaptadas às necessidades dos ecossistemas. Ao integrar tecnologia e análise ambiental, a pesquisa fortalece o planejamento territorial e a gestão dos recursos naturais, possibilitando uma abordagem mais estratégica e integrada. Essa sinergia contribui para a implementação de soluções de longo prazo, essenciais para a conservação e o equilíbrio ambiental.