Apresentação
Ao longo dos últimos anos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ vem atuando de forma expressiva em atividades que demandam conhecimento específico da área ambiental relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, afirmando o seu compromisso nesse sentido frente à sociedade.
Nessa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ – criado pela Deliberação 070/04 da Reitoria da UERJ, recomendado pela CAPES no ano de 2005, e classificado pela mesma com o conceito 4 – ocupa um lugar estratégico no conjunto das organizações de ensino e pesquisa que desenvolvem processos interdisciplinares no Brasil. Preocupa-se em formar membros da sociedade capazes de pensar os problemas ambientais sob uma ótica sistêmica e interdisciplinar.
O PPGMA/UERJ prepara seus doutorandos para pensar o território e a sociedade frente aos desafios das mudanças ambientais globais, visando contribuir para os modos de lidar com as pressões antrópicas sobre o ambiente físico, bem como para os serviços ecossistêmicos de provisão (alimentos, matérias primas), regulação (controle do clima, regulação dos ciclos das águas), serviços culturais (recreativos, espirituais, estéticos) e de suporte (ciclagem de nutrientes, formação do solo, produção primária). Visa também apresentar tecnologias para tratamento do espaço geográfico objetivando contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que possam auxiliar na manutenção da segurança alimentar, hídrica e energética do nosso país e das futuras gerações.
Coordenação Geral
Prof. Rafael Ângelo Fortunato
ppgmafortunato@gmail.com
Coordenação Adjunta
Profª Rosa Maria Formiga Johnsson
formiga.uerj@gmail.com
Prof. Marcos Antonio dos Santos Fernandez
hallfz@gmail.com
Profª Luciene Pimentel da Silva (Representante Docente)
luciene.pimenteldasilva@gmail.com
Criação do Programa através da publicação da Deliberação 070/04
Atribuição da nota 4 na Capes
Visita de avaliação da Capes
1ª tese defendida: “Paraísos perdidos ou preservados: os múltiplos sentidos da cidadania em áreas de proteção ambiental” – Virgínia Villas Boas Sá Rego – Orientadora: Rosane Prado
Deliberação 24/2015
Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Ciências Ambientais – Título da tese: “Para onde vamos com o sequestro de carbono? A rede sociotécnica do carbono assimilado por manguezais” – Viviane Fernandez Cavalcanti