Apresentação
Entende-se aqui como EGRESSO do PPGMA o ex-aluno diplomado pelo Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ).
O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) aqui veiculado baseia-se em três frentes de interesse:
- dos próprios egressos, pela divulgação de seu trabalho/ações e consequente possibilidade de conexões com universos correlatos;
- do PPGMA, pela manutenção de um vínculo com seus ex-alunos que pode reverter em benefício para ambas as partes;
- da Capes, pela realização de uma proposta por ela institucionalizada e valorizada na sua realização por parte dos programas de pós, no sentido de possibilitar a avaliação da repercussão da formação de pós-graduados.
Dentre os objetivos do PAE, destacam-se a possibilidade de mapear a inserção de egressos em organismos internacionais; mapear a empregabilidade, em órgãos públicos federais, estaduais, municipais; em universidades públicas e privadas; em empresas, entidades e organizações sociais; e a inserção nos sistemas educacionais, de ciência, tecnologia e inovação, entre outros. Como desafios, considera-se a necessidade de desenvolvimento de indicadores potentes e operacionalizáveis; temporalidade entre uma ação e seu impacto; e indicadores que deverão ser analisados em termos de relevância, validade, confiabilidade, comparabilidade, fonte de dados, período de tempo, acesso, viabilidade, formato de dados e usabilidade.
Com relação à autoria/produção científica, a Capes coloca que “a autoria discente na produção qualificada, além de ser um indicador de qualidade dos talentos (recursos humanos) formados pelo programa, contribui para a inserção do egresso no mercado de trabalho. Um dos resultados mais nobres de um programa de pós-graduação é transformar a vida dos seus titulados, abrindo-lhes novas perspectivas neste mercado. Tal perspectiva é considerada inserção social do programa. Neste sentido, o acompanhamento dos egressos deve ser uma sistemática do programa.” (Documento da Área de Ciências Ambientais, 2016, p.13)
Entretanto, deve ser reforçado que não se trata apenas de um acompanhamento da produção científica e integração no mercado de trabalho, mas sim de todo o percurso e inserção dos egressos na vida social após a sua formação no PPGMA. Assim sendo, entendemos que deva ser mantido atualizado o cadastro dos egressos nos muitos planos em que atuam. Para isso, faz-se necessário que preencham o Formulário de Acompanhamento de Egressos, detalhando, na medida do possível, todas as informações ali solicitadas, para que seja gerado um banco de dados que alimente uma constante pesquisa baseada em métricas e com resultados que contribuam para alcançar os objetivos do PAE acima mencionados.
Tais objetivos do acompanhamento dos ex-alunos poderão traduzir-se, de um lado, em benefícios para os próprios egressos, como, por exemplo: inserção social; ampliação do escopo de seus referidos campos de trabalho e de sua atuação acadêmico-científica; e em termos da conexão com o PPGMA, atividade docente, acesso à orientação/coorientação de alunos, formação em pós-doutorado, apoio para estágio pós-doutoral no exterior, parcerias e participação em projetos de pesquisa, dentre outras. E de outro lado, poderão traduzir-se correspondentemente na repercussão de tudo isso para o PPGMA.