Seleção

 

EDITAL 2018

 

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em gestão colegiada com a Faculdade de Tecnologia, Faculdade de Direito, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Educação, Faculdade de Oceanografia, Instituto de Física, Instituto Politécnico, Instituto de Medicina Social, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Instituto de Ciências Sociais, faz saber aos interessados que, no prazo de 02 de outubro de 2017 a 06 de outubro de 2017, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (http://www.ppgmeioambiente.uerj.br), Curso de Doutorado, para turma com início no 1º semestre de 2018.

O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, Multidisciplinar, estrutura-se em torno de duas (02) Linhas de Pesquisa, a saber:

$1a)    Construção Social do Meio Ambiente;

$1b)    Conservação do Meio Ambiente.

$11-    DAS VAGAS E CANDIDATOS

1.1- Serão oferecidas vinte (20) vagas para o curso de doutorado, destinadas aos portadores de diploma de Pós-graduação stricto-sensu, em todas as áreas do conhecimento, outorgados por instituição oficial ou reconhecida pelo CNE.

1.2- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

1.3- A Coordenação do Programa reserva-se ao direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

$12-    DA REALIZAÇÃO

2.1- Em cumprimento às Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6959/2015, que dispõem sobre o sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação - mestrado, doutorado e especialização - nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, fica reservado, para os candidatos enquadrados nestas leis, 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas, distribuídos pelos seguintes grupos de cotas:

$1a)    12% (doze por cento) para candidatos graduados negros e indígenas;

$1b)    12% (doze por cento) para graduados da rede pública e privada de ensino superior;

$1c)    6% (seis por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço;

$1d)    conforme artigo 5º da Lei 6.914/2014, suas disposições aplicam-se no que for cabível.

2.2- Em conformidade com as Leis Estaduais nº 5.346/2008, nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, entende-se por:

$1a)    negro e indígena: aquele que se autodeclarar como negro ou indígena;

$1b)    carente graduado da rede privada de ensino superior: aquele que, para sua formação, foi beneficiário de bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, do Programa Universidade para Todos - PROUNI ou qualquer outro tipo de incentivo do governo;

$1c)    carente graduado da rede de ensino público superior: aquele assim definido pela universidade pública estadual, que deverá levar em consideração o nível socioeconômico do candidato e disciplinar como se fará a prova dessa condição, valendo-se, para tanto, dos indicadores socioeconômicos utilizados por órgãos públicos oficiais. Entende-se por carente aquele que possui renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

$1d)    pessoa com deficiência: aquela que atender às determinações estabelecidas na Lei Federal n° 7.853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3.298/1999 e nº 5.296/2004;

$1e)    filho de policiais civil e militar, de bombeiro militar e de inspetor de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço: aquele que apresentar a certidão de óbito juntamente com a decisão administrativa que reconheceu a morte em razão do serviço ou a decisão administrativa que reconheceu a incapacidade em razão do serviço, além da fotocópia autenticada do Diário Oficial com as referidas decisões administrativas.

2.3- Os candidatos às cotas reservadas para estudantes negros e indígenas, em caso de declaração falsa, estarão sujeitos às sanções penais, previstas no Decreto-lei nº 2.848/1940, Código Penal (artigos 171 e 299), administrativas (nulidade da matrícula, dentre outros) e civis (reparação ao erário), além das sanções previstas nas normas internas da UERJ.

2.4- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

2.5 - Os  documentos  referentes  à  inscrição  pelo  sistema  de  cotas  descritos  no  item  2.2  deverão  ser  entregues no ato da inscrição à  seleção, em envelope lacrado e identificado. Os demais documentos obrigatórios para a inscrição no processo seletivo deverão ser entregues de acordo com as orientações do item 4.  

2.6-A homologação dos documentos relativos à inscrição pelo sistema de cotas será realizada  por  comissão  específica  indicada  pela  Sub-reitoria  de  Pós-graduação  e  Pesquisa - SR2. 

2.7- As orientações específicas para os candidatos ao sistema de cotas encontram-se disponíveis nos links:  

http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Manual_Sistema_de_Cotas.pdf http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Questionario_Socioeconomico_2016.doc

$13-    DA INSCRIÇÃO

3.1- Período e Local das Inscrições:

$1a)    As inscrições serão realizadas no período de 02 de outubro de 2017 a 06 de outubro de 2017, de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 15h.

$1b)    O local para as inscrições será a secretaria do Programa, situada à Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho (PJLF), 12º andar, Bloco F, sala 12.005, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (0XX 21) 2334-0825.

$1c)    O candidato deverá gerar o boleto de inscrição, disponível na página do CEPUERJ: http://www.cepuerj.uerj.br (através do link Cursos – Área Meio Ambiente) a ser pago em qualquer agência bancária, no valor de R$ 100,00 (cem reais).

$1d)    Após o pagamento da taxa acima referida, o candidato deverá comparecer à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente munido de 01 (uma) via do boleto bancário pago, da ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II e disponível no site do Programa – http://www.ppgmeioambiente.uerj.br) e, obrigatoriamente, dos documentos listados no item 4 deste Edital.

e) Os candidatos residentes fora da região metropolitana do Rio de Janeiro poderão enviar a documentação por SEDEX endereçada à secretaria do PPG até o dia 05 de outubro de 2017, ou através de terceiro autorizado por meio de procuração com data referente ao último ano, junto com o boleto pago em agência bancária nacional. No caso de envio da documentação pelos Correios, só serão aceitas correspondências com carimbo de envio até a data de 05 de outubro de 2017. Certificar-se da chegada da documentação é responsabilidade do candidato.

$14-    DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A INSCRIÇÃO

$1a)    Cópias legíveis da Carteira de Identidade e do CPF, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional.

$1b)    Cópia, frente e verso, legível, do Diploma de Pós-graduação stricto-sensu em qualquer área do conhecimento.

b.1. Caso a Instituição de Ensino Superior (IES) não tenha expedido o   diploma a que faz jus o candidato na ocasião das inscrições ao processo seletivo, aceitar-se-á declaração da IES indicando a data em que ocorreu a defesa da dissertação de mestrado do candidato, acompanhada de cópia da ata de aprovação da defesa.

b.2. Para os candidatos que ainda não defenderam a dissertação de mestrado, aceitar-se-á declaração da coordenação do Programa no qual está matriculado informando a data de defesa, que deverá ocorrer antes do período de matrícula no PPG-MA.

$1c)    Cópia legível do Histórico Escolar do curso correspondente à alínea anterior.

$1d)    02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente.

$1e)    Curriculum Vitae no formato LATTES (CNPq) atualizado. A documentação comprobatória deve ser encadernada e organizada segundo a ordenação expressa no anexo IV. As cópias dos documentos comprobatórios devem ser numeradas, no canto superior direito, com o número do item referente à produção, atribuído de acordo com o anexo IV - Autonumeração.

$1f)     Essa sequência (CV Lattes, documentos comprobatórios e Anexo IV) deve estar encadernada em espiral separada de todos os outros documentos.

$1g)    02 (duas) cartas de recomendação em formulário próprio do Programa (modelo disponível no site do Programa – http://www.ppgmeioambiente.uerj.br e no Anexo III), que deverão ser entregues em envelopes lacrados no momento da inscrição ou enviados pelo avaliador, por e-mail, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .                                                                                                                                                                                    

$1h)   Proposta de projeto de pesquisa: impresso e em versão digital (gravado em cd e no formato .doc ou .docx devidamente identificados com nome do candidato e título do projeto), vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e destacando seu caráter interdisciplinar, com um total de 06 a 09 páginas (fonte Arial, tamanho 12, margem de 2,5 cm, espaçamento de 1,5 cm e folha tamanho A4) contendo: Apresentação, Problematização, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Métodos, Cronograma, Viabilidade de Execução, Resultados esperados e Referências (ver modelo no Anexo VIII).

$1i)     Carta de aceite de orientação de docente do PPGMA (O candidato deverá definir previamente o orientador e realizar contato direto, com antecedência, para obtenção da carta de aceite – Anexo VII).

$1j)      Carta justificando sua motivação para a escolha do Programa.

$1k)    Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

j.1. cópia do diploma de Mestrado, assim como o histórico escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol);

j.2. cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

Candidatos brasileiros com diploma de pós-graduação emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos, com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).

Obs.: Se o país da titulação for signatário da Convenção Sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentação Públicos Estrangeiros, o diploma deverá ter apostila do consulado daquele país (Decreto 8.660/2016 de 29 de janeiro de 2016).Se o país da titulação não for signatário do referido tratado, o diploma deverá ter o visto do consulado daquele país. A lista dos países signatários do tratado encontra-se disponível em http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia .

l)    Caso o candidato opte por concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, deverá adotar os seguintes procedimentos:

      l.1. declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (Anexo II);

       l.2. preencher, de acordo com as instruções específicas disponíveis, o Formulário de Informações Socioeconômicas e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pelas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015 estão estabelecidas no item 2 deste Edital).

$15-    DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1- A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente só será confirmada após verificação da documentação apresentada.

5.2- O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do Programa no dia 18/10/2017, a partir das 11h, através de uma listagem a ser divulgada na secretaria do Programa e em seu site (www.ppgmeioambiente.uerj.br), constando a menção: inscrição deferida ou inscrição indeferida.

5.3- Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima ou não apresentarem a documentação dentro do padrão de organização exigido terão menção de inscrição indeferida, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.

5.4- A divulgação do resultado da análise da documentação comprobatória dos candidatos que concorrerem à vaga de cotista, de acordo com as Leis nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, será feita em data posterior à realização das provas, de acordo com o calendário do concurso (Anexo I).

$16-    DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1- Exame de proficiência em Língua Inglesa de caráter eliminatório, com duração máxima de 2 (duas) horas, sendo permitida somente a utilização de dicionário impresso trazido pelo próprio candidato.

$1a)    Candidatos estrangeiros prestarão, adicionalmente, exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos, o qual terá caráter eliminatório.

$1b)    Poderão solicitar isenção na prova de língua inglesa os candidatos oriundos de país cujo idioma oficial seja o mesmo da prova.

6.2- Prova escrita - Temática Ambiental (caráter classificatório). A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, sem consulta. O conteúdo programático e a bibliografia sugerida encontram-se disponíveis nos Anexos V e VI.

6.3- Análise do Curriculum Vitae (formato Lattes - CNPq), devidamente comprovado, em que será observado o perfil acadêmico do candidato (caráter classificatório).

a) Na análise do Curriculum Vitae, que inclui a comprovação da produção acadêmico-científica, serão considerados, exclusivamente, a titulação acadêmica, a produção científica, a experiência profissional do candidato, conforme Anexo IV.

6.4- Análise da Proposta do Projeto de Tese (Anexo VIII) e da Apresentação Oral (caráter classificatório):

a) Na análise da proposta de projeto de tese e das condições de sua realização – que inclui as cartas de recomendação, de aceite de orientação e de motivação – serão considerados:

            » o caráter interdisciplinar da proposta de projeto de tese (introdução, cenário, tema, problemática).

            » a pertinência da investigação da proposta de projeto de tese (justificativa e relevância do estudo);

            » a adequação da proposta de projeto de tese às Linhas de Pesquisa do Programa (objetivos e benefícios a serem alcançados);

» metodologia (métodos, técnicas e etapas de desenvolvimento);

            » a viabilidade para realização do doutorado (cronograma das etapas).

b)Apresentação oral da proposta de projeto de tese (20 minutos) incluindo: Apresentação, Problematização, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Métodos, Cronograma, Viabilidade de Execução, Resultados esperados e Referências, seguida de entrevista com integrantes da Comissão de Seleção (caráter classificatório).

$17-    DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1- À prova de Língua Inglesa, serão atribuídos os conceitos aprovado ou reprovado. No caso de conceito reprovado, o candidato será eliminado do processo seletivo.

7.2- Na prova de Língua Portuguesa, para candidatos estrangeiros não lusófonos, serão, também, atribuídos os conceitos aprovado ou reprovado. No caso de conceito reprovado, o candidato será eliminado do processo seletivo.

7.3- Será atribuída para a prova escrita de temática ambiental nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se os seguintes critérios: Qualidade e clareza do conteúdo; Escrita segundo as regras de gramática e de ortografia da língua portuguesa; Organização lógica e coerente do pensamento; e Aprofundamento conceitual no diálogo com os autores escolhidos para análise do tema.

7.4- Será atribuída para a análise do Curriculum Vitae nota de 0 (zero) a 10,0 (dez).

7.5- Será considerado aprovado na análise da Proposta de Projeto de Tese e na Apresentação Oral, o candidato que demonstrar qualidade e clareza do conteúdo de acordo com o Anexo VIII.

7.6- Dos resultados das etapas 6.2, 6.3 e 6.4 será extraída uma média ponderada com peso 3 (três) para a prova escrita, peso 3 (três) para o Curriculum Vitae e peso 4 (quatro) para a proposta de projeto e apresentação oral.

7.6.1- A fórmula para a obtenção da média final será:

Média final = [(Prova escrita x 3) + (CV x 3) + (proposta de projeto e apresentação oral x 4)] / 10.

7.6.2- A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.

7.6.3- A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato.

7.7- No caso de empate da média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios, nesta ordem:

- maior idade do candidato (art.27 da Lei 10.741/2003);

- maior nota obtida na prova escrita de temática ambiental;

- maior nota na análise da proposta de projeto de tese e apresentação oral;

- maior nota obtida na análise do Curriculum Vitae.

$18-    DA MATRÍCULA

8.1- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

8.2- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de mestrado, histórico escolar completo do mestrado, CPF e carteira de identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

8.3- Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração da IES indicando a data de conclusão do curso de mestrado e ata de defesa, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

8.4- A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente se realizará nos dias 06 e 07 de março de 2018, das 11h às 15h, na Secretaria do Programa.

8.5- Em caso de desistência da matrícula, poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital (Anexo I).

8.6- A matrícula poderá ser realizada através de terceiro autorizado por meio de procuração com data referente aoúltimo ano.

$19-     DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1- A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e das condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

9.2- Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas.

9.3- As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.

9.4- O exame de seleção só terá validade para os cursos que serão iniciados em 2018 / 1º semestre. 

9.5- Havendo desistência, após o início das atividades didático-pedagógicas, não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.

9.6- O curso é gratuito.

9.7- Quando disponíveis, serão oferecidas bolsas das agências de fontes governamentais (CAPES, CNPq, FAPERJ) e de empresas privadas aos alunos que atenderem às exigências dos órgãos de fomento e às normas do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente. As bolsas serão distribuídas entre os alunos selecionados sem vínculos empregatícios, de acordo com a classificação obtida no processo seletivo.

9.8- Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente.

9.9- A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

9.10- Não haverá segunda chamada para as provas.

9.11- Pedidos de recurso – serão aceitos apenas através de documentação entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente nas datas previstas no Anexo I.

$110- ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier 524, 12º andar, bloco F, sala 12.005, Pavilhão João Lyra Filho - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.550-900

Telefone: (21) 2334-0825

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: www.ppgmeioambiente.uerj.br

$111- ANEXOS

 

Anexo I - Calendário

Anexo II – Ficha de inscrição 

Anexo III – Carta de recomendação  

Anexo IV – Formulário de comprovação de Curriculum Vitae para o Processo Seletivo – PPG-MA 

Anexo V – Conteúdo Programático 

Anexo VI – Referências  

Anexo VII – Carta de aceite de orientação  

Anexo VIII – Modelo da proposta do projeto de pesquisa  

 

 

ANEXO I – CALENDÁRIO

a) INSCRIÇÕES:

Data: 02/10/2017 a 06/10/2017

Horário: 11h às 15h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj

b) RESULTADO DA INSCRIÇÃO:

Data: 18/10/2017

Horário: A partir das 11h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

c) PROVA DE INGLÊS:

Data: 23/10/2017

Horário: 10h

Local: A divulgar

d) PROVA DE PORTUGUÊS PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS:

Data: 23/10/2017

Horário: 14h

Local: A divulgar

 

e) RESULTADO DAS PROVAS DE INGLÊS E PORTUGUÊS:

Data: 27/10/2017

Horário: A partir das 11h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

 

f) PERÍODO PARA RECURSO DO RESULTADO DAS PROVAS DE LÍNGUA INGLÊSA E PORTUGUÊSA

Data: 30/10/2017

Horário: 11h às 15h

 

g) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO RECURSO DE REVISÃO DE ERRO MATERIAL DAS PROVAS DE LÍNGUA INGLÊS E PORTUGUÊS

Data: 01/11/2017

 

h) DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL:

Data: 07/11/2017

Horário: A partir das 17h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

i) PROVA ESCRITA SOBRE UMA TEMÁTICA AMBIENTAL:

Data: 09/11/2017

Horário: 10h

Local: A divulgar

j) PERIODO PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Data: De 13/11/2017 a 24/11/2017

Horário: A divulgar

Local: A divulgar

k) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS):

Data: até 01/12/2017

Horário: à tarde

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

 

l) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO:

Data: até 01/12/2017

Horário: à tarde

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

m) PERÍODO PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS DO RESULTADO DA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS) E DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Data: 05/12/2017

Horário: 11h às 15h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

 

n) DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS DE REVISÃO DE ERRO MATERIAL E DE ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS)

Data: 15/12/2017

Horário: à tarde

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

 

o) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

Data: até 19/12/2017

Horário: à tarde

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj e www.ppgmeioambiente.uerj.br

 

p) MATRÍCULA:

Data: 06/03/2018 e 07/03/2018

Horário: 11h às 15h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj

q) DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:

Data: 13/03/2018

Horário: A partir das 11h

Local: www.ppgmeioambiente.uerj.br

r) MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS:

Data: 15/03/2018

Horário: 11h às 15h

Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj

 

O edital completo em pdf pode ser acessado neste link.