Seleção

 

EDITAL 2018.2

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em gestão colegiada com a Faculdade de Direito, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Educação, Faculdade de Oceanografia, Instituto de Física, Instituto Politécnico, Instituto de Medicina Social e Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes faz saber aos interessados que, no prazo de 05 a 30 de abril de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção complementar dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (http://www.ppgmeioambiente.uerj.br), Curso de Doutorado, para turma com início no 2º semestre de 2018.

O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, multidisciplinar, estrutura-se em torno de duas (02) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Construção Social do Meio Ambiente;
b) Conservação do Meio Ambiente.

Tratando-se aqui de uma seleção complementar, o processo será diferenciado, devendo-se atentar para os fatos de que: as inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail; a entrega da documentação exigida será feita após a realização da prova de inglês e apenas por aqueles que nela forem aprovados; estará aberta a possibilidade da realização das provas escritas fora do Rio de Janeiro, mediante acordo com uma universidade local.

1- DAS VAGAS E CANDIDATOS

1.1- Nesta segunda seleção para a turma a iniciar no 2º semestre de 2018, serão oferecidas 14 (catorze) vagas para o curso de doutorado, destinadas aos portadores de diploma de Pós-graduação stricto-sensu, em todas as áreas do conhecimento, outorgados por instituição oficial ou reconhecida pelo CNE.

1.2- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

1.3- A Coordenação do Programa reserva-se ao direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

2- DA REALIZAÇÃO

2.1- Em cumprimento às Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6959/2015, que dispõem sobre o sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação - mestrado, doutorado e especialização - nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, ficam reservadas, para os candidatos enquadrados nessas leis, 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas, distribuídas pelos seguintes grupos de cotas:

a) 12% (doze por cento) para candidatos graduados negros e indígenas;

b) 12% (doze por cento) para graduados da rede pública e privada de ensino superior;

c) 6% (seis por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço;

d) conforme artigo 5º da Lei 6.914/2014, suas disposições aplicam-se no que for cabível.

2.2- Em conformidade com as Leis Estaduais nº 5.346/2008, nº 6.914/2014 e nº
6.959/2015, entende-se por:

a) negro e indígena: aquele que se autodeclarar como negro ou indígena;

b) carente graduado da rede privada de ensino superior: aquele que, para sua formação, foi beneficiário de bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, do Programa Universidade para Todos - PROUNI ou qualquer outro tipo de incentivo do governo;

c) carente graduado da rede de ensino público superior: aquele assim definido pela universidade pública estadual, que deverá levar em consideração o nível socioeconômico do candidato e disciplinar como se fará a prova dessa condição, valendo-se, para tanto, dos indicadores socioeconômicos utilizados por órgãos públicos oficiais. Entende-se por carente aquele que possui renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

d) pessoa com deficiência: aquela que atender às determinações estabelecidas na Lei Federal n° 7.853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3.298/1999 e nº 5.296/2004;

e) filho de policiais civil e militar, de bombeiro militar e de inspetor de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço: aquele que apresentar a certidão de óbito juntamente com a decisão administrativa que reconheceu a morte em razão do serviço ou a decisão administrativa que reconheceu a incapacidade em razão do serviço, além da fotocópia autenticada do Diário Oficial com as referidas decisões administrativas.

2.3- Os candidatos às cotas reservadas para estudantes negros e indígenas, em caso de declaração falsa, estarão sujeitos às sanções penais, previstas no Decreto-lei nº 2.848/1940, Código Penal (artigos 171 e 299), administrativas (nulidade da matrícula, dentre outros) e civis (reparação ao erário), além das sanções previstas nas normas internas da UERJ.

2.4- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

2.5- Os documentos referentes à inscrição pelo sistema de cotas descritos no item 2.2 deverão ser entregues após o resultado da primeira prova, a eliminatória de inglês, conforme o calendário anexado, em envelope lacrado e identificado. Os demais documentos obrigatórios para a inscrição no processo seletivo deverão ser entregues de acordo com as orientações do item 4.

2.6- A homologação dos documentos relativos à inscrição pelo sistema de cotas será

realizada por comissão específica indicada pela Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - SR2.

2.7- As orientações específicas para os candidatos ao sistema de cotas encontram-se disponíveis nos links: http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Manual_Sistema_de_Cotas.pdf http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Questionario_Socioeconomico_2016.doc


3- DA INSCRIÇÃO

3.1- Período e condições das inscrições:

a) As inscrições serão realizadas online no período de 05 a 30 de abril de 2018.

b) O candidato deverá gerar o boleto de inscrição, disponível na página do CEPUERJ: http://www.cepuerj.uerj.br (através do link Cursos – Área Meio Ambiente) a ser pago em qualquer agência bancária, no valor de R$ 100,00 (cem reais).

c) Após o pagamento da taxa acima referida, o candidato deve escanear o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II e disponível no site do Programa – http://www.ppgmeioambiente.uerj.br) e enviá-los para o e-mail da secretaria ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Um e-mail de resposta será remetido pela secretaria acusando o recebimento da ficha e sinalizando que a inscrição está realizada.

d) O local para posterior entrega da documentação exigida será a secretaria do Programa, situada à Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho (PJLF), 12º andar, Bloco F, sala 12.005, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (0XX 21) 2334-0825.


4- DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Somente os candidatos aprovados na prova de inglês deverão entregar os documentos obrigatórios: diretamente na secretaria do Programa, ou via SEDEX endereçado à secretaria do PPGMA (só serão aceitas correspondências com carimbo de envio até a data de 21 de maio de 2018), ou através de terceiro (autorizado por meio de procuração com data referente ao último ano), durante os 3 (três) dias indicados no Calendário encontrado no Anexo I. Certificar-se da chegada da documentação é responsabilidade do candidato.

a) Cópias legíveis da Carteira de Identidade e do CPF, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional.

b) Cópia, frente e verso, legível, do Diploma de Pós-graduação stricto-sensu em qualquer área do conhecimento.

b.1. Caso a Instituição de Ensino Superior (IES) não tenha expedido o diploma a que faz jus o candidato na ocasião da inscrição no processo seletivo, aceitar-se-á declaração da IES indicando a data em que ocorreu

a defesa da dissertação de mestrado do candidato, acompanhada de cópia da ata de aprovação da defesa.

c) Cópia legível do Histórico Escolar do curso correspondente à alínea anterior.
d) 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente.

e) Curriculum Vitae no formato LATTES (CNPq) atualizado. A documentação comprobatória deve ser encadernada e organizada segundo a ordenação expressa no anexo IV. As cópias dos documentos comprobatórios devem ser numeradas, no canto superior direito, com o número do item referente à produção, atribuído de acordo com o Anexo IV - Autonumeração.

f) Esse conjunto – CV Lattes, documentos comprobatórios e Anexo IV – deve estar encadernado em espiral e separado de todos os outros documentos.

g) 02 (duas) cartas de recomendação em formulário próprio do Programa

(modelo disponível no site do Programa – http://www.ppgmeioambiente.uerj.br e no Anexo III), que deverão ser entregues em envelopes lacrados no momento da inscrição ou enviados pelo avaliador, por e-mail, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

h) Proposta de projeto de pesquisa: impresso e em versão digital (gravado em cd e no formato .doc ou .docx devidamente identificados com nome do candidato e título do projeto), vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e destacando seu caráter interdisciplinar, com um total de 06 a 09 páginas (fonte Arial, tamanho 12, margem de 2,5 cm, espaçamento de 1,5 cm e folha tamanho A4) contendo: Apresentação, Problematização, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Métodos, Cronograma, Viabilidade de Execução, Resultados Esperados e Referências (ver modelo no Anexo VIII).

i) Carta de aceite de orientação de docente do PPGMA (O candidato deverá definir previamente o orientador e realizar contato direto, com antecedência, para obtenção da carta de aceite – Anexo VII).

j) Carta de intenção justificando sua motivação para a escolha do Programa.
k) Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

k.1) cópia do diploma de Mestrado, assim como o histórico escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol);

k.2) cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível. Candidatos brasileiros com diploma de pós-graduação emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).

Obs.: Se o país da titulação for signatário da Convenção Sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentação Públicos Estrangeiros, o diploma deverá ter apostila do consulado daquele país (Decreto 8.660/2016 de 29 de janeiro de 2016). Se o país da titulação não for signatário do referido tratado, o diploma deverá ter o visto do consulado daquele país. A lista dos países signatários do tratado encontra-se disponível em http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convenção-da-apostila-da-haia.

l) Caso o candidato opte por concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, deverá adotar os seguintes procedimentos:

l.1) declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (Anexo II);

l.2) preencher, de acordo com as instruções específicas disponíveis, o Formulário de Informações Socioeconômicas e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pelas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015 estão estabelecidas no item 2 deste Edital).


5- DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1- A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente só será confirmada mediante o envio de um e-mail pela secretaria do Programa, que acusará o recebimento dos documentos (comprovante de pagamento e ficha de inscrição) e informará o número de inscrição do candidato.

5.2- A lista dos candidatos inscritos será divulgada pela secretaria do Programa no site www.ppgmeioambiente.uerj.br, conforme o Calendário (Anexo I), contendo somente os números de inscrição dos candidatos.

5.3- A divulgação do resultado da análise da documentação comprobatória dos candidatos que concorrerem à vaga de cotista, de acordo com as Leis nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, será feita em data posterior à realização das provas, de acordo com o Calendário do concurso (Anexo I).

6- DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1- Exame de proficiência em Língua Inglesa, de caráter eliminatório, com duração máxima de 3 (três) horas, sendo permitida somente a utilização de dicionário impresso trazido pelo próprio candidato.

a) Candidatos estrangeiros prestarão, adicionalmente, exame de proficiência em Língua Portuguesa, o qual terá caráter eliminatório, exceto aqueles oriundos de países lusófonos.

b) Poderão solicitar isenção na prova de língua inglesa os candidatos oriundos de país cujo idioma oficial seja o mesmo da prova.

c) Candidatos de fora da região metropolitana do Rio de Janeiro terão a opção de realizar a prova de inglês, no mesmo horário, sendo esta ministrada por instituições/professores parceiros em cada localidade.

6.2- Prova escrita - Temática Ambiental, de caráter classificatório. A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, sem consulta. O conteúdo programático e a bibliografia sugerida encontram-se disponíveis nos Anexos V e VI. Candidatos de fora da região metropolitana do Rio de Janeiro terão a opção de realizar a prova de temática ambiental, no mesmo horário, sendo esta ministrada por professores parceiros em cada localidade.

6.3- Análise do Curriculum Vitae (formato Lattes - CNPq), devidamente comprovado, em que será observado o perfil acadêmico do candidato (caráter classificatório).

Na análise do Curriculum Vitae, que inclui a comprovação da produção acadêmico-científica, serão considerados, exclusivamente, a titulação acadêmica, a produção científica, a experiência profissional do candidato, conforme Anexo IV.

6.4- Análise da Proposta do Projeto de Tese (Anexo VIII), de caráter classificatório.

Na análise da proposta de projeto de tese e das condições de sua realização – que inclui as cartas de recomendação, de aceite de orientação e de motivação – serão considerados:

» o caráter interdisciplinar da proposta de projeto de tese (introdução, cenário, tema, problemática).

» a pertinência da investigação da proposta de projeto de tese (justificativa e relevância do estudo);

» a adequação da proposta de projeto de tese às Linhas de Pesquisa do Programa (objetivos e benefícios a serem alcançados);
» o referencial teórico-metodológico;
» a viabilidade para realização do doutorado (cronograma das etapas).

6.5- Apresentação Oral, de caráter classificatório.

Na apresentação oral da proposta de projeto de tese (20 minutos), feita necessariamente de forma presencial, serão considerados: Apresentação, Problematização, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Métodos, Cronograma, Viabilidade de Execução, Resultados esperados e Referências, seguindo-se entrevista com integrantes da Comissão de Seleção.

7- DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1- À prova de Língua Inglesa, serão atribuídos os conceitos aprovado ou reprovado. No caso de conceito reprovado, o candidato será eliminado do processo seletivo.

7.2- Na prova de Língua Portuguesa, para candidatos estrangeiros não lusófonos, serão, também, atribuídos os conceitos aprovado ou reprovado. No caso de conceito reprovado, o candidato será eliminado do processo seletivo.

7.3- Será atribuída para a prova escrita de temática ambiental nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se os seguintes critérios: qualidade e clareza do conteúdo; escrita segundo as regras de gramática e de ortografia da língua portuguesa; organização lógica e coerente do pensamento; e aprofundamento conceitual relativo às questões colocadas na prova.

7.4- Será atribuída para a análise do Curriculum Vitae nota de 0 (zero) a 10,0 (dez).

7.5- Será considerado aprovado na análise da Proposta de Projeto de Tese e na Apresentação Oral, o candidato que demonstrar qualidade e clareza do conteúdo de acordo com o Anexo VIII.

7.6- Dos resultados das etapas 6.2, 6.3, 6.4 e 6.5 será extraída uma média ponderada com: peso 3 (três) para a prova escrita; peso 3 (três) para o Curriculum Vitae; peso 4 (quatro) para a proposta de projeto; e peso 4 (quatro) para a apresentação oral.

7.6.1- A fórmula para a obtenção da média final será:

Média final = [(Prova escrita x 3) + (CV x 3) + (proposta de projeto x 4) + (apresentação oral x 4)] / 14.

7.6.2- A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete).

O candidato poderá ser aprovado, mas não necessariamente selecionado.

7.6.3- A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato.

7.7- No caso de empate da média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios, nesta ordem:

- maior idade do candidato (art.27 da Lei 10.741/2003);
- maior nota obtida na prova escrita de temática ambiental;
- maior nota na análise da proposta de projeto de tese e apresentação oral;
- maior nota obtida na análise do Curriculum Vitae.

8- DA MATRÍCULA

8.1- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

8.2- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de mestrado, histórico escolar completo do mestrado, CPF e carteira de identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

8.3- Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração da IES indicando a data de conclusão do curso de mestrado e ata de defesa, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

8.4- A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente se realizará nos dias 17 e 18 de julho de 2018, das 11h às 15h, na Secretaria do Programa.

8.5- Em caso de desistência da matrícula, poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste Edital (Anexo I).

8.6- A matrícula poderá ser realizada através de terceiro autorizado por meio de procuração com data referente ao último ano.


9- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1- A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e das condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

9.2- Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material, isto é, erro no cômputo das notas.

9.3- As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.

9.4- O exame de seleção só terá validade para o curso a partir de 2018/2º semestre.

9.5- Havendo desistência, após o início das atividades didático-pedagógicas, não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.

9.6- O curso é gratuito.

9.7- Quando disponíveis, serão oferecidas bolsas das agências de fontes governamentais (CAPES, CNPq, FAPERJ) e de empresas privadas aos alunos que atenderem às exigências dos órgãos de fomento e às normas do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente. As bolsas serão distribuídas entre os alunos selecionados sem vínculos empregatícios, de acordo com a classificação obtida no processo seletivo.

9.8- Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente.

9.9- A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados.

9.10- Não haverá segunda chamada para as provas.

9.11- Pedidos de recurso serão aceitos apenas através de documentação entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente nas datas previstas no Anexo I.


10- ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA E INFORMAÇÕES

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier 524, 12º andar, bloco F, sala 12.005, Pavilhão João Lyra Filho - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.550-900

Telefone: (21) 2334-0825
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.ppgmeioambiente.uerj.br


11- ANEXOS

Anexo I - Calendário
Anexo II – Ficha de inscrição
Anexo III – Carta de recomendação
Anexo IV – Formulário de comprovação de Curriculum Vitae para o Processo Seletivo – PPG-MA
Anexo V – Conteúdo Programático
Anexo VI – Referências para a prova de temática ambiental
Anexo VII – Carta de aceite de orientação
Anexo VIII – Modelo da proposta do projeto de pesquisa


ANEXO I – CALENDÁRIO

a) INSCRIÇÕES:
Exclusivamente via e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Período: de quinta-feira, dia 05/04/2018, a segunda-feira, dia 30/04/2018

b) DIVULGAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS
Data: quinta-feira, 03/05/2018
Horário: a partir das 17h no site O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

c) PROVA DE INGLÊS:
Data: segunda-feira, dia 07/05/2018
Horário: 10h
Local da prova: a divulgar no site O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Candidatos de fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, no mesmo horário, sendo a prova ministrada por professores parceiros em cada localidade.

d) PROVA DE PORTUGUÊS PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS:
Data: segunda-feira, dia 07/05/2018
Horário: 14h
Local da prova: a divulgar no site O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Candidatos de fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, no mesmo horário, sendo a prova ministrada por professores parceiros em cada localidade.

e) RESULTADO DAS PROVAS DE INGLÊS E PORTUGUÊS:
Data: segunda-feira, dia 14/05/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

f) PERÍODO PARA RECURSO DO RESULTADO DAS PROVAS DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA
Data: terça-feira, dia 15/05/2018
Exclusivamente para o e-mail da secretaria ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

g) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO RECURSO DE REVISÃO DE ERRO MATERIAL DAS PROVAS DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA
Data: quinta-feira, dia 17/05/2018
Horário: a partir das 11h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

h) ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
(Somente para candidatos aprovados na prova de inglês)
Período de 3 (três) dias: de segunda-feira, dia 21/05/2018, a quarta-feira, dia
23/05/2018
Horário: 11h às 15h
Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj
Obs.: No caso de envio pelos Correios, só serão aceitas correspondências com carimbo de envio até a data de 21 de maio de 2018.

i) PROVA ESCRITA SOBRE TEMÁTICA AMBIENTAL: Data: quinta-feira, dia 24/05/2018
Horário: 10h
Local da prova: a divulgar no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

Candidatos de fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, no mesmo horário, sendo a prova ministrada por professores parceiros em cada localidade.

j) DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL: Data: quinta-feira, dia 24/05/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

k) PERÍODO PARA APRESENTAÇÕES ORAIS
Data: de segunda-feira, dia 28/05/2018, a sexta-feira, dia 08/06/2018
Horário e local das apresentações: a serem divulgados no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

l) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS):
Data: até sexta-feira, dia 22/06/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

m) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO:
Data: até sexta-feira, dia 22/06/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

n) PERÍODO PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS DO RESULTADO DA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS) E DO RESULTADO DA SELEÇÃO
Data: segunda-feira, dia 25/06/2018
Exclusivamente para o e-mail da secretaria ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

o) DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS DE REVISÃO DE ERRO MATERIAL E DE ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (COTISTAS)
Data: até segunda feira, dia 09/07/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

p) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Data: até terça feira 10/07/2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

q) MATRÍCULA:
Data: 17 e 18 de julho de 2018
Horário: 11h às 15h
Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj

r) DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:
Data: 19 de julho de 2018
Horário: a partir das 17h no site www.ppgmeioambiente.uerj.br

s) MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS:
Data: 24/07/2018
Horário: 11h às 15h
Local: Sala 12005 – Bloco F – PJLF – Uerj

O edital completo em pdf pode ser acessado  neste link.